São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁGUAS DE VERÃO

Sistema de 930 km de diques ao redor do lago Dongting protege 6 cidades e dúzias de vilas

Ameaça de enchente volta com chuvas

DA REDAÇÃO

As águas do lago Dongting, que ameaçavam transbordar, começaram a retroceder depois que o maior volume de água do rio Yangtze passou pelo local sem causar maiores danos aos diques que protegem milhares de casas.
O nível da água em Dongting chegou a um pico de 34,91 m na manhã de domingo e dez horas depois havia baixado 6 cm. Mas chuvas torrenciais e fortes ventos atingiram a área, na Província de Hunan, ameaçando novamente as defesas, que protegem seis cidades e dúzias de vilas.
A previsão é de 5 cm de chuva para a região até amanhã. O nível da água já estava cerca de 1,8 m acima do marco de perigo do segundo maior lago da China. O sistema de 930 km de diques ao redor do lago, fortificado na semana passada com o trabalho de mais de 1 milhão de soldados e moradores da região, permaneceu intacto.
Enchentes e deslizamentos de terra já mataram mil pessoas na China -200 na Província de Hunan- desde o início das chuvas, em junho.
A onda maior de água do Yangtze seguiu para a cidade de Wuhan, de 7 milhões de pessoas. Foi decretado estado de emergência, mas oficiais de Wuhan disseram que a situação não era extremamente séria e nenhuma evacuação foi feita.
Em Changsha, capital de Hunan, oficiais disseram que o nível da água deve continuar alto até o início de setembro. Equipes de seis pessoas foram colocadas a cada 50 m para vigiar os diques ao longo do rio Xiangjiang, que atravessa Changsha e segue rumo ao lago Dongting.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Mandela perde parentes com Aids e faz alerta
Próximo Texto: Guerra sem limites: Site publica suposta carta de Bin Laden
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.