São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mandela perde parentes com Aids e faz alerta

DA REUTERS

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 84, que recentemente tem vindo a público para denunciar a epidemia de Aids que atinge seu país e o continente africano, revelou ontem já ter perdido três parentes próximos em consequência da doença.
"Você não compreende o quão doloroso é para alguém ter Aids até alguém próximo a você morrer por causa da doença", afirmou Mandela ao jornal britânico "The Sunday Times".
"O que eu quero destacar é o efeito devastador que a Aids está tendo no meu país. Todos nós temos que nos posicionar e lutar para que o tema seja amplamente divulgado", disse.
A África do Sul é o país com o maior número de infectados pelo HIV do mundo (um em cada nove habitantes).
Mandela, principal líder negro sul-africano e primeiro presidente do país após o fim do apartheid (política de segregação racial) em 1994, tem procurado se distanciar da política para a Aids de seu sucessor e afilhado político, o presidente Thabo Mbeki.
Mbeki é criticado por questionar o vínculo entre o vírus HIV e a Aids e por sua recusa em distribuir gratuitamente remédios contra a doença nos hospitais públicos sob o argumento de que não haveria verba suficiente.
Há algumas semanas, Mandela reuniu-se com o sul-africano Zackie Achmat, doente de Aids e líder da Campanha de Ação e Tratamento. Embora tenha condições de se tratar por outros meios, Achmat recusa-se a fazê-lo enquanto toda a população infectada do país não tiver acesso gratuito aos medicamentos.
Mandela contou ter perdido uma sobrinha de 22 anos e mais dois filhos de um outro sobrinho e disse que a extensão da doença podia ser comprovada pela lista de óbitos publicada diariamente nos jornais sul-africanos.
"Antes, a seção de óbitos ocupava parte de uma página. Agora, enche duas páginas", disse.


Texto Anterior: PC reúne-se em novembro para definir sucessão
Próximo Texto: Águas de verão: Ameaça de enchente volta com chuvas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.