São Paulo, sábado, 26 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Incêndio destrói domo de catedral do século 19 em São Petersburgo

DA REUTERS

Um incêndio destruiu ontem a principal cúpula da Catedral da Santíssima Trindade de São Petersburgo, uma construção do século 19 que atrai anualmente milhares de turistas.
As chamas subiram pelo domo -um dos maiores da Europa feitos em madeira- enquanto transeuntes ajudavam a resgatar as relíquias guardadas no interior da igreja, que recentemente renovou sua coleção de arte sacra. O local também abriga os uniformes militares envergados pelos czares do século 19.
"Os bombeiros não têm escadas altas o suficiente para alcançar o alto da cúpula. Eles miram as mangueiras para o meio delas", disse o fotógrafo Alexander Demyanchuk, da agência Reuters, que estava no local.
A catedral estava coberta de andaimes de madeira para um trabalho de restauração quando o incêndio começou. "A cúpula principal foi destruída, mas não pudemos conter o fogo, pois era muito alto. Agora duas outras cúpulas estão em chamas", disse um porta-voz do Ministério das Emergências russo à agência de notícias Interfax. Segundo as equipes de emergência, o incêndio não deixou vítimas.
A catedral, chamada de Troitsky em russo, fica de frente para um dos canais centrais de São Petersburgo. Sua nave pode abrigar 3.000 fiéis simultaneamente.


Texto Anterior: "Elefantes" do PS francês enfrentam Ségolène Royal
Próximo Texto: Austríaca mantida refém por oito anos fugiu por causa de telefonema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.