São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

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Creme para pele de astro indiano causa indignação

"Tom Cruise de Bollywood" é criticado por anunciar produto que visa clareamento

Segundo grupos de direitos humanos, cosmético reforça preconceito e neutraliza esforços para erradicar a discriminação racial na Índia

JO JOHNSON
DO "FINANCIAL TIMES", EM NOVA DÉLI

Shah Rukh Khan, o maior astro de Bollywood -a Hollywood indiana- e embaixador onipresente das maiores empresas do país, está começando a sofrer pressão devido à sua controvertida decisão de ser o porta-voz de um creme que clareia a pele masculina.
Os comerciais de televisão do creme Fair and Handsome, veiculados neste mês, mostram Khan (ou "SRK") elogiando um produto que muitos vêem como proponente da discriminação com base na cor de pele, por encorajar os usuários a clarear sua tez.
"Ter um produto criado com base em um estigma já seria ruim o bastante, mas que um dos principais atores de Bollywood o endosse representa uma decisão extremamente tola", disse Suhel Seth, sócio-diretor da Counselage, uma consultoria de administração de imagem estratégica.
"Não é como se SRK precisasse do dinheiro. Ele deveria se alinhar a causas mais úteis". Khan, o Tom Cruise da Índia, é o primeiro superastro de Bollywood a emprestar sua imagem a um produto que clareia a pele. Grupos de defesa dos direitos civis dizem que esses cremes reforçam o preconceito e solapam os esforços para erradicar a discriminação racial e étnica.
"Quando o astro mais popular do cinema em hindi endossa publicamente um creme que defende de forma aberta um tom mais claro para a pele e para os cabelos como desejável, ou até necessário, a decisão com certeza é ruim. Por que ele agiu dessa maneira?", escreveu Shailaja Bajpai, colunista do jornal "Indian Express".
No comercial, que está disponível no YouTube, Khan conversa com um jovem de aparência deprimida e pele escura que vem encontrando dificuldade para atrair mulheres e insiste para que ele deixe de usar produtos para clarear a pele criados para mulheres.
"Por que você está usando em segredo um creme para garotas?", pergunta Khan. "A pele delas é macia. A sua é áspera, resistente."
Ostentando pele bem mais clara e um ar muito mais confiante, ao final do comercial de 40 segundos o jovem evidentemente consegue conquistar a garota dos seus sonhos.
Os comerciais são resultado de um contrato de dois anos, supostamente no valor de US$ 1,25 milhão, que o ator assinou em junho com o Emami Group, de Calcutá, fabricante do creme Fair and Handsome.
A controvérsia quanto à campanha, que coincidiu com a celebração pelos indianos do 60º aniversário da independência do país, ameaça prejudicar o status do ator como garoto propaganda predileto da Índia. Assessores de Khan disseram que ele não comentaria a reportagem do "Financial Times".

Para metrossexuais
Executivos do Emami admitiram que foram necessárias "sete ou oito reuniões" para convencer Khan a servir como porta-voz publicitário do Fair and Handsome.
O ator havia declarado em junho que o contrato era "um novo passo para reformar minha fé no Emami e nos seus produtos".
Khan, um dos muçulmanos mais visíveis da Índia, serve como porta-voz de uma série de marcas, dos automóveis Hyundai à Pepsi-Cola. Ele ilustrou seu apelo diante dos consumidores "metrossexuais" pela primeira vez em 2005, aparecendo seminu em um comercial sensual para o sabonete Lux.
Produtos que clareiam a pele vêm conquistando cada vez mais popularidade na Índia, e suas vendas anuais atingem os US$ 320 milhões.


Tradução de PAULO MIGLIACCI

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