São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez prepara rompimento com Colômbia

DA EFE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ontem em público a seu ministro das Relações Exteriores, Nicolás Maduro, que prepare a ruptura das relações do país com a Colômbia devido ao acordo militar entre Bogotá e Washington.
"É preciso preparar a ruptura de relações com a Colômbia, Nicolás. Isso vai ocorrer", disse o presidente venezuelano.
Chávez disse que "não há possibilidade de retorno" no afastamento entre o seu governo e o de Álvaro Uribe, qualificado por ele de "cínico e imoral". O venezuelano disse que "as sete bases [colombianas às quais tropas americanas terão acesso] são uma declaração de guerra contra a revolução bolivariana" que comanda.
Ele rechaçou o argumento colombiano de que o acordo com os EUA visa unicamente o combate ao narcotráfico. "O governo colombiano não está interessado em acabar com o narcotráfico porque é um narcoestado e sua economia é uma narcoeconomia. Essa é uma verdade que pode ser demonstrada com cifras", disse.
No mês passado, Chávez anunciou o congelamento das relações com Bogotá depois que o governo colombiano o questionou em público sobre a descoberta de armas do Exército venezuelano com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Embora tenha recuado da decisão dias depois, Chávez vem desde então buscando substituir as importações colombianas por produtos de outros países da região.


Texto Anterior: Referendo: Discussão na Câmara sobre novo mandato se alonga
Próximo Texto: Brasil vê bases como irreversíveis, mas tenta reaproximar vizinhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.