São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Bolívia convoca embaixador do Peru após declaração de García

DA FRANCE PRESSE

O governo da Bolívia convocou ontem o embaixador peruano em La Paz para pedir-lhe explicações sobre declarações do presidente do Peru, Alan García. À imprensa chilena o mandatário disse acreditar em negociações "por debaixo dos panos" entre Evo Morales e o Chile em relação à reivindicação boliviana de uma saída soberana para o oceano Pacífico.
Na mesma entrevista, García disse que essa hipótese explicaria atitudes "tão corteses e, às vezes, tão obedientes" do governo boliviano em relação a Santiago.
Ao anunciar a convocação do embaixador do Peru, o chanceler boliviano, David Choquehuanca, negou a existência de pactos secretos sobre o tema e disse que "um presidente tem de ser mais responsável", sobretudo em questões internacionais. O Chile também negou negociações de bastidores.
As contendas entre Bolívia, Peru e Chile sobre fronteiras têm origem na Guerra do Pacífico (1879), quando o Chile venceu os dois vizinhos e anexou a saída boliviana para o mar e parte do Peru.
Nos últimos anos, a Bolívia voltou a negociar com o Chile um possível acesso ao mar pelo norte chileno. A declaração de García, sobre falta de transparência, se refere a um tratado pós-guerra, pelo qual a transferência do território em questão depende de anuência do Peru, dono da área antes do conflito.


Texto Anterior: Governo Obama: Cheney repudia investigação acerca de interrogatórios da CIA
Próximo Texto: EUA anunciam suspensão de vistos a hondurenhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.