São Paulo, quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO NUCLEAR

Coréia do Sul cria grupo para impor sanções a Pyongyang

DA REDAÇÃO

A tensão diplomática no leste da Ásia voltou a aumentar ontem, quando a Coréia do Sul anunciou a formação de uma força-tarefa governamental para estudar como aplicar sanções econômicas à vizinha Coréia do Norte. Em resposta, o governo norte-coreano disse que a participação sul-coreana na aplicação das sanções aprovadas pela ONU seria uma "provocação séria" que criaria uma "crise beligerante".
As sanções que motivam o confronto diplomático foram aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU, em resposta a um teste nuclear feito por Pyongyang em 9 de outubro último. O conselho estabeleceu que todos os países da ONU devem enviar à entidade um relatório detalhando como pretendem aplicar tais sanções -impedindo a venda de material bélico, bens de luxo e outros para a Coréia do Norte- até o dia 13 de novembro.
Tanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como o dos EUA, George W. Bush, pediram que a crise seja resolvida diplomaticamente.


Com agências internacionais.


Texto Anterior: Argentina pede prisão de ex-líder do Irã
Próximo Texto: Alemanha: Soldados profanam cadáver em fotos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.