São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO SUL

Venezuela encontra 10 corpos de grupo colombiano sumido

DA REDAÇÃO
O governo venezuelano confirmou ontem que os dez corpos encontrados na véspera com várias marcas de tiros no Estado de Táchira (oeste) são do grupo de colombianos que fora sequestrado por desconhecidos havia duas semanas na região.
O vice-presidente e ministro da Defesa da Venezuela, Ramón Carrizález, atribuiu os assassinatos aos "enfrentamentos entre grupos na Colômbia", que estariam transbordando para o lado venezuelano da fronteira.
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, atribuiu as mortes ao "terrorismo internacional, que não tem fronteiras", e ofereceu ajuda ao governo da Venezuela para levar à Justiça seus autores.
As vítimas, na maioria comerciantes, haviam sido levadas no dia 11 por um grupo armado em três vans no momento em que participavam de jogo de futebol amador.
Foram sequestradas no episódio 12 pessoas -10 colombianos, 1 peruano e 1 venezuelano. Um sobreviveu, e um outro permanece desaparecido. A nacionalidade de cada vítima não foi revelada.
O suposto trânsito de narcotraficantes pela porosa fronteira de 2.200 km é um dos principais motivos de desavenças entre Bogotá e Caracas -cujas relações estão "congeladas" desde a crise gerada pelo novo acordo militar entre Colômbia e EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Programa nuclear: Inspetores iniciam visita a instalação de urânio no Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.