São Paulo, segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROGRAMA NUCLEAR

Inspetores iniciam visita a instalação de urânio no Irã

DA REDAÇÃO

Quatro inspetores da agência nuclear da ONU começaram ontem uma visita de três dias a uma usina de enriquecimento de urânio recém-descoberta no Irã. A instalação, conhecida como Fordu, está sendo construída embaixo de uma colina, perto da cidade de Qom, a 150 km a sudoeste de Teerã.
Os membros da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) vão entrevistar os trabalhadores e coletar amostras do solo para verificar se o local será mesmo usado para fins pacíficos.
A instalação veio a conhecimento público em setembro, quando Barack Obama acusou o Irã de ter enganado a comunidade internacional, iniciando uma construção "clandestina". O governo iraniano negou que tivesse agido em segredo, dizendo que avisara à AIEA quatro dias antes da denúncia.
Para os líderes iranianos, a visita é um exemplo de transparência. Mas uma prova maior de cooperação é esperada para esta semana.
Trata-se da resposta sobre o acordo, proposto pela ONU, que prevê que o país transfira 75% do seu urânio de baixo enriquecimento para Rússia e França. Ele voltaria ao Irã com um grau de enriquecimento abaixo do necessário para a produção de armas nucleares, e a fim de ser usado para fins médicos ou de geração de energia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: América do Sul: Venezuela encontra 10 corpos de grupo colombiano sumido
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Sidney Rittenberg: Líderes chineses são mais inteligentes que os ocidentais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.