São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hamas retoma contato com Fatah após 19 meses

DA ASSOCIATED PRESS

Representantes do Fatah e do Hamas reuniram-se ontem no Cairo sob mediação do governo egípcio para "quebrar o gelo" entre as duas facções, que não se falavam oficialmente desde que o grupo islâmico tomou o controle da faixa de Gaza, em junho de 2007.
A ruptura ocorreu depois que o Hamas, vencedor das eleições legislativas palestinas de 2006, expulsou de Gaza os rivais do Fatah, que controlam a Autoridade Nacional Palestina e são o interlocutor aceito por Israel e pelos EUA.
Os emissários não detalharam o teor da conversa, mas anunciaram um acordo sobre a realização de um segundo encontro em breve.
A delegação do Fatah insistiu em que a solução para um cessar-fogo duradouro passe pela formação de um governo de unidade nacional.
Já o Hamas limitou-se a reiterar que a prioridade não é um acordo com o Fatah, mas a reabertura das fronteiras de Gaza, fechadas por Israel.
O Egito alertou o Hamas para a urgência de um acordo antes das eleições israelenses de 10 de fevereiro, nas quais o linha-dura Binyamin Netanyahu é tido como favorito.


Texto Anterior: Assentamentos vão crescer, diz Netanyahu
Próximo Texto: Hospitais começam a voltar à normalidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.