São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO

Coalizão do presidente Yushchenko tem 14% dos votos

Boca-de-urna aponta vitória da oposição pró-Rússia na Ucrânia

DA REDAÇÃO

O principal partido de oposição ucraniano, ligado à Rússia, liderava os resultados das eleições legislativas ontem. De acordo com uma pesquisa de boca-de-urna realizada no país, a oposição concentra 33,28% dos votos.
Ainda segundo o levantamento, o bloco de Yulia Timoshenko, antiga aliada do governo e atualmente na oposição, teve um avanço surpreendente, conquistando 23% dos votos.
O número supera em muito o total de votos obtido pela coalizão pró-Ocidente do presidente Viktor Yushchenko, que obteve apenas 14%, sempre de acordo com a pesquisa.
Os resultados reforçam as possibilidades de que Timoshenko recupere o posto de premiê, que perdeu em setembro passado.

Novos rostos
Outras forças políticas também entraram no Parlamento, segundo a sondagem. São os socialistas próximos ao presidente, que obtiveram 5% dos votos, e os comunistas, que conquistaram 3%. O bloco de extrema esquerda Oposição Popular, de Natalia Vitrenko, completamente hostil ao chefe de Estado, também conta com 3% dos votos.
A pesquisa, cujo resultado foi transmitido pela televisão local, foi realizada pelo Centro Razumkov e pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev e tem uma margem de erro que fica entre 1,5% e 3%.
Cerca de 37 milhões de ucranianos foram às urnas para renovar o Parlamento, que deve formar o governo, de acordo com o que determina uma recente reforma constitucional que reduz consideravelmente as prerrogativas do presidente.
Os colégios eleitorais fecharam às 22h do horário local, mas os eleitores que já estavam neles ainda votaram.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Europa: Belarus acusa UE de fomentar manifestações
Próximo Texto: Reino Unido: Escócia proíbe o tabaco em lugar público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.