São Paulo, segunda-feira, 27 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paquistão anuncia ter matado 30 em ataque contra o Taleban

DA REDAÇÃO

Uma violenta ofensiva lançada ontem pelo Paquistão contra o grupo fundamentalista islâmico Taleban deixou pelo menos 31 mortos -1 soldado e 30 militantes- no noroeste do país. O ataque, que contou com o apoio de helicópteros, ocorreu em Lower Dir, um dos sete distritos de Malakand.
Em Kaladag, houve troca de tiros, e dezenas de insurgentes morreram, entre eles "um importante comandante", afirmou ontem o Exército paquistanês. Trata-se, segundo o Exército, de Maulana Shahid, responsável pelo comando do Taleban em Lower Dir.
Outros oito milicianos morreram quando o Exército bombardeou o colégio islâmico em que se encontravam. No mesmo ataque, um soldado morreu e quatro ficaram feridos.
Um comunicado do governo afirmou que a operação ocorreu a pedido do governo provincial e da população local, mas não detalhou sua duração nem sua extensão.
Já o porta-voz do Taleban na região condenou o ataque por considerar que violou o acordo para a aplicação da "sharia" (lei islâmica), mas disse que o grupo não deixará as armas. O Taleban ficou no poder no Afeganistão de 1996 até ser derrubado pelas forças internacionais lideradas pelos EUA, em 2001.

Pressão
O Paquistão chegara a um acordo com o Taleban sobre a aplicação da lei, para dar fim aos ataques no vale do Swat. Mas vem sofrendo pressão dos países ocidentais para anular o acordo, que permitiu ao grupo aumentar a influência regional.
A ofensiva em Lower Dir ocorreu após o presidente Asif Ali Zardari haver agendado, para o início de maio, encontro com o americano Barack Obama. Na semana passada, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, afirmou que o Paquistão havia "praticamente desistido ante o Taleban".
Autoridades paquistanesas, contudo, negam que os ataques respondam à pressão externa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque acusa EUA após operação com 2 mortos
Próximo Texto: Prisão no Irã: Iraniano-americana inicia greve de fome
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.