São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para organizadores, pluralidade justifica Rio como sede do evento

DO RIO

O 3º Fórum da Aliança das Civilizações da ONU vai discutir o tema "Interligando culturas, construindo a paz". Entre hoje e sábado, são esperados mais de 2.000 participantes, entre líderes políticos, representantes de ONGs, comunidades religiosas, pesquisadores e jornalistas.
Para os organizadores, a escolha do Rio como sede do evento neste ano se justifica pelo caráter de "interseção de culturas" da cidade.
Criada em 2005 pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a Aliança das Civilizações almeja criar mecanismos que melhorem a cooperação entre os povos e a compreensão das diferentes culturas, além conter extremismos e discriminações.
Foi concebida inicialmente pelo presidente de governo da Espanha, José Luis Zapatero, durante Assembleia Geral da ONU em 2004, e encampada pela Turquia e, na sequência, por Brasil e Qatar.
A Aliança das Civilizações é apoiada pelo chamado "Grupo de Amigos": 85 representantes de países e organismos multilaterais.
Hoje integram a aliança cem países da ONU -os EUA entraram no grupo em maio-, além de outras 20 organizações internacionais.
Em parceria com países, organizações internacionais, sociedade civil e setores privados, a aliança busca desenvolver projetos ligados a juventude, educação, mídia e migração. Tem foco especial nas ações entre os mundos ocidental e muçulmano.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Caribe: Busca por traficante a pedido dos EUA deixa 44 mortos na Jamaica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.