São Paulo, sábado, 27 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Lula, oposição pauta mídia

DO ENVIADO A ITAJAÍ

Depois de ter sido um dos poucos líderes ocidentais a defender que a eleição iraniana foi justa e limpa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aconselhou a imprensa a "ter cuidado" com o material que vem do país, "porque é feito pela oposição".
Jornalistas estrangeiros foram impedidos de trabalhar no Irã após a eleição.
"Às vezes fico meio chateado acompanhando o noticiário, porque a vitória do presidente do Irã não foi pequena. Agora, o fato de a oposição não se conformar de ter perdido e achar que tem o direito de bagunçar o que a maioria deu, a gente não pode aceitar nem lá, nem aqui, nem em lugar nenhum", disse Lula, em entrevista ao grupo gaúcho de mídia RBS.
"O que eu condeno no Irã? A morte, a violência. E vocês da imprensa precisam ter cuidado com o material que vem de lá, porque é feito pela oposição. Já que a imprensa internacional não está podendo participar, estão pegando o material da oposição."
Lula se disse "indignado" com o que considera um desequilíbrio no noticiário. "Lembro quando o [George W.] Bush ganhou a primeira eleição, na Justiça. Se fosse no Irã ou na Venezuela, teria ocupado oito meses de jornal no mundo inteiro de crítica", disse. (PEDRO DIAS LEITE)


Texto Anterior: Obama põe em dúvida política de abertura diplomática ao Irã
Próximo Texto: Perseguição à burca de Sarkozy cria polêmica na França em crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.