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MÍDIA
Canal para "dependentes de TV" traz 24 horas de programação com comerciais de TV antigos e atuais e bastidores dos filmes
Reino Unido inaugura TV só com comerciais
IAN BURRELL
DO "INDEPENDENT"
Para alguns espectadores, o intervalo comercial na TV é a hora
em que eles dão um pulo no banheiro. Para outros, é uma interferência irritante em seus programas favoritos. Mas os anúncios,
que formam o sangue que alimenta a televisão comercial, ganharam a partir de ontem um canal exclusivo no Reino Unido justamente em reconhecimento do
número cada vez maior de pessoas que os preferem aos programas de TV propriamente ditos.
O Advert Channel, que em setembro ampliará sua programação, vai colocar no ar programas
sobre comerciais de televisão, 24
horas por dia. Mas apenas nove
minutos por hora de programação serão preenchidos com anúncios de verdade. Os outros 51 serão dedicados a programas sobre
comerciais clássicos e como eles
são ou foram feitos.
O empreendimento é fruto de
dois anos de planejamento de
Vince Stazione, antigo funcionário da City londrina, e Chelsey Baker, que já foi atriz, modelo de lingerie e amante do caratê. Baker
disse que o canal vai resolver o
problema da programação de TV
britânica, que agrada a poucos.
"Vamos exibir anúncios como
forma de entretenimento e também desde uma perspectiva artística, criativa e cultural", disse ela.
"Além disso, teremos imagens
feitas nos bastidores, mostrando
como os anúncios são criados."
Os títulos dos programas ("Ad
Chat" -bate-papo sobre anúncios-, "Adverts For You" -comerciais para você-, "Adverts
Today" -comerciais hoje) não
parecem oferecer profundidade e
amplitude. Mas o Advert Channel
é uma estação dedicada a pessoas
seriamente "viciadas" em anúncios. Outros programas vão mostrar os anúncios de TV de décadas
específicas e de gêneros diferentes, como carros e esportes.
O canal foi inspirado pelo menos parcialmente pelo crescimento dos sites dedicados a comerciais clássicos. Baker afirma que
4.000 comerciais desse tipo são
descarregados diariamente.
É claro que o Advert Channel já
criou seu próprio site, no qual oferece aos internautas a chance de
descarregarem anúncios favoritos
do momento, tais como "David
Beckham's Bad Day", da Pepsi, o
anúncio feito por Kylie Minogue
para a grife de lingerie Agent Provocateur e a campanha publicitária mais recente da Sony, "Working From Home", além de clássicos recentes. A emissora também
compilou uma lista dos dez melhores anúncios publicitários de
todos os tempos. A lista é encabeçada pela campanha ""Horses and
Riders", da cervejaria Guinness.
Os espectadores do novo canal
foram convidados a enviar à
emissora seus anúncios próprios,
filmados com câmera de vídeo.
Em troca, terão a chance de ver
seu trabalho na televisão e de ganhar cerca de US$ 450.
A escolha de uma lista de anúncios favoritos é tema comum de
bate-papos em bares frequentados por estudantes, mas Stazione
e Baker também têm consciência
do dinheiro gasto com muitos comerciais. Eles prevêem que as
agências publicitárias e seus clientes convençam os astros de grandes campanhas a conceder entrevistas ao canal, falando sobre o
"making of" das campanhas.
O que está claro é que o próprio
setor publicitário deve acompanhar de perto o progresso da
emissora. O analista de mídia e especialista em publicidade Mark
Borkowski previu que o canal vai
ser "uma maravilha passageira".
"Ninguém se incomoda com um
intervalo comercial de três minutos entre programas, mas a maioria dos comerciais não é tão legal
assim (para merecer um canal
próprio)", ele opinou. "Acho que
essa idéia vai gerar alguma publicidade, mas que o interesse por
ela vai diminuir em pouco tempo", disse ele.
O novo canal estará disponível
apenas na plataforma digital por
satélite e diz que será voltado aos
"dependentes de TV".
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