São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

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MÍDIA

Canal para "dependentes de TV" traz 24 horas de programação com comerciais de TV antigos e atuais e bastidores dos filmes

Reino Unido inaugura TV só com comerciais

IAN BURRELL
DO "INDEPENDENT"

Para alguns espectadores, o intervalo comercial na TV é a hora em que eles dão um pulo no banheiro. Para outros, é uma interferência irritante em seus programas favoritos. Mas os anúncios, que formam o sangue que alimenta a televisão comercial, ganharam a partir de ontem um canal exclusivo no Reino Unido justamente em reconhecimento do número cada vez maior de pessoas que os preferem aos programas de TV propriamente ditos.
O Advert Channel, que em setembro ampliará sua programação, vai colocar no ar programas sobre comerciais de televisão, 24 horas por dia. Mas apenas nove minutos por hora de programação serão preenchidos com anúncios de verdade. Os outros 51 serão dedicados a programas sobre comerciais clássicos e como eles são ou foram feitos.
O empreendimento é fruto de dois anos de planejamento de Vince Stazione, antigo funcionário da City londrina, e Chelsey Baker, que já foi atriz, modelo de lingerie e amante do caratê. Baker disse que o canal vai resolver o problema da programação de TV britânica, que agrada a poucos. "Vamos exibir anúncios como forma de entretenimento e também desde uma perspectiva artística, criativa e cultural", disse ela. "Além disso, teremos imagens feitas nos bastidores, mostrando como os anúncios são criados."
Os títulos dos programas ("Ad Chat" -bate-papo sobre anúncios-, "Adverts For You" -comerciais para você-, "Adverts Today" -comerciais hoje) não parecem oferecer profundidade e amplitude. Mas o Advert Channel é uma estação dedicada a pessoas seriamente "viciadas" em anúncios. Outros programas vão mostrar os anúncios de TV de décadas específicas e de gêneros diferentes, como carros e esportes.
O canal foi inspirado pelo menos parcialmente pelo crescimento dos sites dedicados a comerciais clássicos. Baker afirma que 4.000 comerciais desse tipo são descarregados diariamente.
É claro que o Advert Channel já criou seu próprio site, no qual oferece aos internautas a chance de descarregarem anúncios favoritos do momento, tais como "David Beckham's Bad Day", da Pepsi, o anúncio feito por Kylie Minogue para a grife de lingerie Agent Provocateur e a campanha publicitária mais recente da Sony, "Working From Home", além de clássicos recentes. A emissora também compilou uma lista dos dez melhores anúncios publicitários de todos os tempos. A lista é encabeçada pela campanha ""Horses and Riders", da cervejaria Guinness.
Os espectadores do novo canal foram convidados a enviar à emissora seus anúncios próprios, filmados com câmera de vídeo. Em troca, terão a chance de ver seu trabalho na televisão e de ganhar cerca de US$ 450.
A escolha de uma lista de anúncios favoritos é tema comum de bate-papos em bares frequentados por estudantes, mas Stazione e Baker também têm consciência do dinheiro gasto com muitos comerciais. Eles prevêem que as agências publicitárias e seus clientes convençam os astros de grandes campanhas a conceder entrevistas ao canal, falando sobre o "making of" das campanhas.
O que está claro é que o próprio setor publicitário deve acompanhar de perto o progresso da emissora. O analista de mídia e especialista em publicidade Mark Borkowski previu que o canal vai ser "uma maravilha passageira". "Ninguém se incomoda com um intervalo comercial de três minutos entre programas, mas a maioria dos comerciais não é tão legal assim (para merecer um canal próprio)", ele opinou. "Acho que essa idéia vai gerar alguma publicidade, mas que o interesse por ela vai diminuir em pouco tempo", disse ele.
O novo canal estará disponível apenas na plataforma digital por satélite e diz que será voltado aos "dependentes de TV".


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