São Paulo, sábado, 27 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o artista Giotto

da Reportagem Local

Considerado um dos pre cursores do Renascimento, estilo que revolucionou a arte no século 14, Giotto (1266-1337) escolheu a ci dade de Assis para realizar uma de suas maiores obras-primas: a basílica de São Francisco.
O artista italiano come çou a decorar a basílica por volta de 1287.
Só concluiu os afrescos 12 anos depois, em 1299 -pintou ali 28 cenas que retratam a vida de São Francisco.
A fama que os afrescos lo go adquiriram, devido a seu grau de realismo e expressi vidade, permitiram que Giotto fosse convidado pa ra exercitar seu estilo inova dor em várias outras cida des, como Roma, Florença e Nápoles.
Em Pádua, extremou sua arte na Capela Arena e aca bou se notabilizando por seus afrescos.
Outros importantes tra balhos do artista, que sem pre morou na Itália, são as pinturas da igreja de Santa Croce e de San Giorgio alla Costa, de Florença, e os pai néis da biblioteca de Bolo nha, no norte do país.
Giotto foi aclamado pelo escritor florentino Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", como um dos maiores pintores da época. O artista morreu em 1337 na cidade de Florença, onde passou a morar a partir de 1301.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.