São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO

Bloco espera oferta da UE

Mercosul envia nova proposta a europeus

DA REDAÇÃO

O Mercosul encaminhou à UE (União Européia) uma nova proposta para o acesso dos europeus ao mercado de produtos e investimentos. A oferta, segundo o Itamaraty, atende "a 90% das solicitações do lado europeu" e acelera o ritmo da liberalização.
A proposta, enviada na última sexta-feira pelo Mercosul, inclui uma nova relação de produtos agrícolas e industriais. Conforme solicitado pela UE, constam também da nova oferta regras para o setor de serviços, de investimentos e de compras governamentais.
A proposta faz parte das negociações para a formação do bloco de livre comércio entre o Mercosul e a UE. Com a entrega, os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) esperam conseguir cumprir o prazo inicial para a conclusão das negociações, no fim de outubro.
Segundo nota do Itamaraty, a proposta atende aos pedidos feitos pelo comissário europeu Pascal Lamy, em reunião recente com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.
De acordo com a nota, o Mercosul aguarda uma nova proposta dos europeus, que atenda a uma série de exigências feitas pelo bloco. O cumprimento "seria essencial para a concretização da abertura oferecida pelo Mercosul", afirma a nota. A exigência citada se refere ao acesso imediato de produtos agrícolas do Mercosul ao mercado da União Européia.


Texto Anterior: Argentina: Crise levou à criação de 122 novos partidos
Próximo Texto: Panorâmica: Aniversário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.