São Paulo, domingo, 27 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÚPULA AMÉRICA DO SUL-ÁFRICA

"Não pode haver retrocessos desse tipo na região", diz Lula

DO ENVIADO ESPECIAL A ILHA MARGARITA

Em seu discurso na reunião de cúpula entre países africanos e sul-americanos, na Venezuela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não pode haver "retrocessos" no continente, em alusão ao golpe hondurenho.
"Lutamos muito para varrer para a lata do lixo da história as ditaduras militares de outrora. Não podemos permitir retrocessos desse tipo em nosso continente."
Por pressão da diplomacia brasileira, a cúpula deve terminar hoje com uma condenação ao golpe de Estado em Honduras e um pedido de respeito à missão do Brasil.
"Os presidentes condenam o golpe e requerem o imediato e incondicional retorno ao poder do presidente Manuel Zelaya. Além disso, pedem a garantia da segurança da Embaixada do Brasil, onde o presidente de Honduras está alojado", afirma o texto.
O anfitrião do evento, o presidente Hugo Chávez, defendeu sanções contra o regime golpista e pressão internacional para ajudar na defesa da embaixada brasileira.
Em outro tema, Lula deu a entender que o Brasil aceitará algumas metas de redução de gases na convenção sobre o clima em dezembro em Copenhague (Dinamarca). Mas a cota maior de esforço, diz, será do mundo rico.
"Estamos determinados a assumir nossas responsabilidades em ajudar a conciliar crescimento econômico e proteção ambiental. Mas os países industrializados não podem ignorar seus compromissos de redução de emissões". (FÁBIO ZANINI)


Texto Anterior: Tensão nuclear: Usina secreta terá inspeção da AIEA, afirma Irã
Próximo Texto: Análise: Debate de fundo real é entre "golpe corretivo" e democracia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.