São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agenda rígida da cúpula evitará debate amplo

DO "FINANCIAL TIMES", EM PEQUIM

A conferência de cúpula da próxima semana deve resultar em uma declaração geral de amizade entre a China e a África e também servir como fórum para anúncios sobre reduções de tarifas, programas de assistência e treinamento e perdão de dívidas.
Haverá também uma grande feira de comércio promovida pela China, acompanhada de uma segunda "cúpula de empresários", que reunirá homens de negócios africanos e chineses. No entanto, representantes dos governos africanos dizem que a dimensão do evento tornará difícil a discussão de qualquer pauta detalhada, durante a conferência. "Não creio que seja possível promover grande envolvimento quando todo o evento foi planejado minuciosamente e com tanta antecedência", disse o embaixador de um país africano.
Excetuados os discursos do presidente chinês Hu Jintao e dos líderes da Etiópia, co-anfitriã do evento, e da República Democrática do Congo, que serve como presidente da União Africana, os demais líderes terão apenas cinco minutos cada um para seus discursos.
Zhai Jun, ministro assistente do Exterior chinês, indicou que os líderes do país realizariam reuniões em separado com o presidente sudanês, Omar Hassan al-Bashir. Zhai disse que a China apóia uma proteção mais firme aos direitos humanos no Sudão, mas que usaria "canais próprios" para levar os adversários no conflito civil sudanês a negociar sobre a questão de Darfur -onde cerca de 200 mil pessoas morreram nos últimos três anos, em confrontos entre milícias árabes e rebeldes contrários ao governo de Cartum.
A China aceitou que as Nações Unidas assumam "papel mais ativo" quanto à questão, mas não apóia quaisquer iniciativas que violem seu princípio de "não interferência" em assuntos de outras nações.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco: Milionário promete dar US$ 5 milhões ao ano para político honesto africano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.