UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França e Espanha querem ONU no pós-guerra

DA REDAÇÃO

A França e a Espanha, contrariando a posição dos EUA, afirmaram ontem que a ONU precisa desempenhar o papel principal na reconstrução do Iraque.
O chanceler francês, Dominique de Villepin, afirmou que a principal prioridade da França para o pós-guerra deve ser aprovar uma resolução na ONU que permita que o programa "petróleo por comida" seja retomado. O programa autoriza o Iraque a exportar petróleo em troca de alimentos e remédios para amenizar o impacto das sanções ao país.
"A ONU precisa estar no âmago da reconstrução e da administração do Iraque", disse Villepin no Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, em Londres.
Ele afirmou estar confiante de que a França e os EUA resolverão suas diferenças. "Porque compartilham valores comuns, os EUA e a França restabelecerão uma cooperação próxima em completa solidariedade. Devemos isso à amizade entre nossos povos."
Na Espanha, o premiê José María Aznar, aliado dos EUA, disse que "o Iraque pós-Saddam precisa ser em grande parte uma responsabilidade da ONU".
O Reino Unido, outro aliado dos EUA, admite o envolvimento da ONU na administração do Iraque se Saddam cair.
Já o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse que Washington não cederia o controle do Iraque à ONU.
"Não pegamos esse enorme fardo para carregar com nossos parceiros da coalizão para não podermos ter um controle dominante significativo sobre como [o Iraque] vai se desenvolver", disse.


Texto Anterior: Ideólogo da guerra deixa o governo
Próximo Texto: Confronto entre diplomatas marca debate na ONU
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.