UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ideólogo da guerra deixa o governo

DE WASHINGTON

Acuado por denúncias de envolvimento com lobby no Pentágono, Richard Perle, um dos maiores idealizadores da política de ataques preventivos dos EUA, renunciou ontem ao cargo de presidente do Comitê de Política de Defesa.
Perle mantinha um escritório a poucos metros da sala do secretário de Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld. Nos bastidores, a suspeita é que ele tenha sido demitido.
Na semana passada, foi revelado que Perle havia sido contratado pela empresa Global Crossing, de comunicações e fibras ópticas submarinas, para trabalhar na possível venda da companhia a um grupo asiático.
Boa parte do sistema de comunicação do governo dos EUA é gerido pela Global Crossing, e havia o receio, por questões de segurança, de passar o serviço a uma empresa estrangeira.
Perle receberia US$ 725 mil se o negócio desse certo e foi acusado de lobby. Ele negava a acusação.
O mais lógico neste momento de guerra contra o Iraque, segundo comentava-se ontem nos bastidores em Washington, seria Perle ter deixado a Global Crossing e não o Pentágono -daí a suspeita da demissão. (FC)


Texto Anterior: Bush e Blair admitem guerra longa
Próximo Texto: França e Espanha querem ONU no pós-guerra
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.