UOL


São Paulo, quarta-feira, 28 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Sharon, Mazen e líderes árabes participarão

Jordânia anuncia reuniões de paz com presença do presidente Bush

DA REDAÇÃO

A Jordânia anunciou ontem que sediará um encontro entre o presidente dos EUA, George W. Bush, e os premiês de Israel, Ariel Sharon, e palestino, Abu Mazen, provavelmente na semana que vem. Bush estará na Europa no próximo final de semana e, depois, viajaria ao Oriente Médio, em sua primeira visita à região desde a sua posse, em 2001.
Bush também deverá se reunir com líderes árabes, entre eles o presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o rei jordaniano, Abdullah 2º, no Egito. O tema será a retomada do diálogo entre Israel e os palestinos.
A Casa Branca não confirmou o encontro. "A possibilidade está sendo considerada", disse o porta-voz Ari Fleischer. Os encontros buscam impulsionar o novo plano de paz apresentado a israelenses e palestinos por EUA, União Européia, ONU e Rússia.
O plano exige o combate por parte dos palestinos a atos terroristas contra Israel e o congelamento de colônias israelenses nas terras palestinas. Ele estabelece 2005 como prazo para a criação de um Estado palestino. No domingo, o governo Sharon aceitou a proposta com condições. Os palestinos já o haviam aprovado.
Palestinos adiaram ontem a segunda reunião entre Mazen e Sharon, que ocorreria hoje. Ainda não há confirmação, mas é provável que ocorra amanhã.
Segundo informou uma fonte palestina, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Iasser Arafat, adiou o encontro para enviar uma mensagem de que ele, e não o premiê Abu Mazen (mais moderado e crítico à Intifada), seria o responsável pelo diálogo com Israel.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Protesto radical
Próximo Texto: Europa: Greves anti-reforma atingem transportes na França
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.