São Paulo, segunda-feira, 28 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foguete palestino mata mais um israelense

Olmert ameaça intensificar ações militares em Gaza e diz que ninguém envolvido com terror está imune

DA REDAÇÃO

Um ataque palestino com foguetes contra a cidade de Sderot, no sul de Israel, provocou ontem a morte de um civil e deve intensificar ainda mais as operações israelenses em Gaza.
O premiê israelense, Ehud Olmert, prometeu ampliar os ataques contra o grupo extremista Hamas, responsável pelos foguetes. "Precisamos estar preparados para lidar com isso no longo prazo", declarou. "Ninguém envolvido com o terror é imune", acrescentou.
Há 11 dias Israel vem lançando ataques aéreos contra supostos alvos do Hamas para tentar conter os foguetes. Já morreram 50 palestinos, a maioria, acredita-se, militantes. Só que os ataques palestinos não cessaram, e o Hamas diz que vão continuar enquanto Israel não suspender fogo.
O israelense morto é Oshri Oz, 36. Ele era técnico em computação e morreu quando um foguete Qassam caiu perto do carro que dirigia. Na semana passada, uma mulher havia morrido em Sderot.
Olmert disse ao gabinete que autorizou o Exército a fazer o que for necessário para interromper os ataques. "Não haverá limites para atuar contra o terror nem contra aqueles responsáveis pelo terror", disse.
Até aqui, Israel vinha evitando atacar líderes do Hamas -uma tática usada no auge dos combates entre israelenses e palestinos no início da década. Não ficou claro se os comentários de Olmert se referiam à liderança do Hamas.
Sami Abu Zuhri, porta-voz do grupo extremista, alertou Israel para não atacar a liderança. "Quem achar que pode dissipar o movimento atacando sua liderança é um tolo", disse. "O Hamas é um grupo baseado em instituições, não em indivíduos", acrescentou.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Artigo: "Batalha de Bagdá" tem concepção neocon
Próximo Texto: Rússia: Parada Gay em Moscou acaba em violência, com 31 detidos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.