São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam passará para a custódia dos iraquianos

DA REUTERS

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein poderá ser entregue ao novo governo do Iraque dentro de duas semanas ou até menos, disse ontem o primeiro-ministro interino Iyad Allawi em entrevistas às redes BBC (Reino Unido) e CNN (EUA).
Segundo o premiê, seu novo ministério e as forças da coalizão estão preparando os documentos legais que permitirão que Saddam e outros prisioneiros iraquianos passem para a custódia do governo interino. Os EUA devem seguir dando apoio na guarda de Saddam. A transferência dos outros prisioneiros deverá acontecer logo após a devolução da soberania, prevista para a quarta-feira.
Há a expectativa de que o tribunal especial iraquiano, estabelecido há seis meses, julgue Saddam por atrocidades cometidas durante seus 23 anos como ditador, incluindo as mortes de estimadas 300 mil pessoas.
Allawi disse que o governo iraquiano deverá iniciar o processo contra Saddam e os outros prisioneiros o mais rapidamente possível e que, como premiê, apoiará a decisão do sistema judiciário, mas sua preferência pessoal é pela pena capital. "Eu provavelmente votarei para que ele receba a pena capital."


Texto Anterior: Insurgentes ameaçam degolar mais 2 reféns
Próximo Texto: Otan tenta reduzir rixa em Istambul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.