São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PENA DE MORTE

China executa 17 condenados por tráfico de drogas

CLÁUDIA TREVISAN
DE PEQUIM

O governo chinês executou, no sábado, 17 pessoas condenadas à morte por tráfico de drogas, em uma ofensiva para combater esse tipo de crime e marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilegal de Drogas.
Os condenados tiveram suas propriedades confiscadas e ouviram suas sentenças à morte em audiências públicas. Na sexta-feira, outras 11 pessoas também foram condenadas à morte, mas as datas para suas execuções ainda não foram definidas.
A Anistia Internacional critica a utilização da pena de morte no caso de tráfico de drogas e pediu no sábado que o governo chinês abandonasse a prática. Segundo a entidade, não há nenhuma evidência de que a execução dos criminosos seja mais efetiva para combater o delito que outros tipos de punição.
Dados do Ministério da Segurança Pública da China indicam que 235,6 mil pessoas foram presas nos últimos cinco anos sob a acusação de produzir ou traficar drogas, em um total de 546,9 mil casos. No período, foram apreendidas 51 toneladas de heroína e 14,7 toneladas de ópio.
O governo estima que no fim de 2003 havia 740 mil usuários de drogas ilegais no país.


Texto Anterior: Guerra sem limites: CIA suspende interrogatório duro, diz "Post"
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Palestinos explodem posto militar israelense em Gaza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.