São Paulo, quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propaganda liga democrata a ex-radical

DO "NEW YORK TIMES"

A campanha de Barack Obama move uma batalha legal contra uma organização conservadora que vem veiculando milhões de dólares em propaganda na qual o nome do candidato é vinculado ao de William Ayers Jr., um radical dos anos 60.
A campanha pediu que o Departamento da Justiça investigue a organização American Issues Project por violação da legislação que regula a atuação de grupos sem fins lucrativos nas eleições. Obama também veicula comerciais que dizem: "Com todos os problemas do país, por que John McCain está falando sobre os anos 60 e tentando vincular Barack Obama ao radical Bill Ayers? McCain sabe que Obama denunciou os crimes de Ayers".
Um antigo assessor da campanha de McCain, Ed Failor Jr., preside a American Issues Project. A campanha está sendo bancada por uma doação de US$ 2,9 milhões feita pelo investidor Harold Simmons, que também foi um dos grandes patrocinadores da Swift Boat Veterans for Truth, que, na campanha eleitoral de 2004, veiculou os anúncios questionando o histórico do senador John Kerry como comandante de um barco rápido de ataque durante a Guerra do Vietnã.
Ayers, hoje professor de educação em Chicago, fundou o Weather Underground, que promoveu ataques a bomba contra edifícios do governo nos anos 70. Ele foi colega de Obama no conselho do Woods Fund, uma organização de caridade de Chicago, e hospedou Obama em sua casa em 1995.


Texto Anterior: Obama sofre pressão para vender feijão, e não sonhos
Próximo Texto: Hillary é protagonista até o penúltimo minuto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.