São Paulo, sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Câmara adia para terça votação sobre referendo de 3º mandato

DA FRANCE PRESSE

A Câmara dos Deputados colombiana adiou para terça-feira a votação sobre a realização de referendo que vai aprovar ou não a candidatura do presidente Álvaro Uribe a seu terceiro mandato consecutivo.
A votação foi emperrada na noite de anteontem porque o plenário passou oito horas julgando impedimentos que recaíam sobre deputados investigados. Dos 96 impedimentos, 66 foram negados pela Câmara, e 30 devem ser julgados na terça.
O projeto da convocatória é alvo de investigação, ante denúncias de irregularidades na primeira votação, em 2008, e no financiamento da campanha em defesa da consulta popular. E a Justiça apura o suposto uso de R$ 202 milhões para comprar apoio ao referendo de 86 deputados pró-Uribe.
Em manobra política, os deputados investigados declararam-se impedidos de votar, de forma a não sofrer sanções. Mas, com os impedimentos negados anteontem no plenário, os representantes ficam "blindados" para aprovar o referendo.
Se isso ocorrer, o referendo terá de receber o aval da Corte Constitucional, para então ser sancionado por Uribe. Ele teria até novembro para realizar a convocatória de modo que, se aprovada pela população, sua chapa possa concorrer no pleito de maio de 2010.
Uribe -que nunca disse categoricamente que quer concorrer outra vez- está no poder desde 2002 e tem cerca de 70% de aprovação.


Texto Anterior: Censura: Associação brasileira critica situação da imprensa na Venezuela
Próximo Texto: Questão Tibetana: Visita do dalai-lama a Taiwan contraria governo da China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.