São Paulo, quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caracas diz ter detido espiões colombianos

DA REDAÇÃO

Um dia após protestar contra supostas atividades de espionagem pela Colômbia em seu território, a Venezuela anunciou ontem a prisão de um número indeterminado de agentes do DAS, a agência de inteligência do país rival.
O episódio contribui para atribular ainda mais as já tensas relações bilaterais, "congeladas" pela Venezuela em julho -após o anúncio pela Colômbia de tratativas com os EUA para o uso de bases em seu território por americanos.
Segundo Caracas, os detidos foram flagrados em "trabalho de espionagem" e terão que enfrentar "os tribunais venezuelanos".
"Nesta situação tão grave e séria, [encontraram-se] planos de desestabilização contra nosso governo, o povo e a democracia", disse a Chancelaria.
Na Colômbia, o DAS esteve envolvido neste ano em mais de um escândalo de espionagem ilegal -de opositores, magistrados e autoridades-, levantando dúvidas sobre o real controle exercido por Bogotá.
Em nota, anteontem, o governo Hugo Chávez expressou "o mais enérgico protesto" pela suposta espionagem e exortou o "fim imediato" das atividades "claramente inamistosas".
A embaixadora da Colômbia na Venezuela, María Luisa Chiappe, disse apenas que a nota emitida na véspera tramita pelos canais formais e que não cairá em "provocações".
No último fim de semana, a tensão bilateral já havia aumentado com a confirmação por Caracas de que dez corpos achados na fronteira eram do grupo de colombianos sequestrado havia duas semanas.
A Venezuela atribuiu as mortes a "confrontos internos" do vizinho. Já o colombiano Álvaro Uribe disse decorrerem do "terrorismo internacional".
Também no fim de semana, Chávez chegou a chamar o ministro da Defesa do rival, Gabriel Silva, de "retardado mental" por dizer que o país é hoje rota do narcotráfico, porém depois retirou a qualificação.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Exército desconfia de americanos na Amazônia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.