São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israelense faz gesto de aproximação com palestinos

DO "NEW YORK TIMES"

O premiê israelense, Ehud Olmert, tentando reforçar o frágil cessar-fogo que está em vigor na faixa de Gaza, ofereceu aos palestinos uma série de incentivos caso renunciem à violência. Havia pouco de novo no discurso de Olmert. Mas o momento da oferta foi importante, porque tanto o líder israelense quanto Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), estão ávidos por reforçar suas posições e pôr fim a um ciclo sangrento de violência.
Olmert discursou dois dias antes da data marcada para a visita do presidente Bush à Jordânia. A secretária de Estado, Condoleezza Rice, pode ir a Israel, depois da Jordânia, para tentar solidificar a frágil reaproximação de Abbas e Olmert.
No discurso, Olmert pediu aos palestinos que abandonem a resistência armada. "Vocês, o povo palestino, estão hoje diante de uma escolha histórica", disse. Se os palestinos conseguirem formar um novo governo de união que reconheça Israel, e se eles libertarem um soldado israelense prisioneiro, completou, ele responderia libertando centenas de prisioneiros palestinos, reduzindo os postos de controle em território palestinos e avançando em direção a uma nova retirada de colonos israelenses da Cisjordânia.
Olmert prometeu que Israel também liberaria para a ANP os US$ 50 milhões mensais em impostos e tarifas que Israel recolhe em nome dos palestinos mas vem retendo, sob o argumento de que o Hamas, que está à frente do gabinete palestino desde que venceu as eleições de janeiro, é um grupo terrorista. O total retido soma mais de US$ 500 milhões.
Mas todas essas medidas, que essencialmente têm por objetivo promover a confiança mútua, ficam bem aquém das sérias negociações necessárias para a solução de um conflito iniciado há quase 60 anos.


Texto Anterior: Casa Branca admite "nova fase" no Iraque
Próximo Texto: Bush quer maior presença da Otan no Afeganistão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.