São Paulo, terça-feira, 28 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

Em fita, Bin Laden apóia Zarqawi

DE NOVA YORK

Uma nova fita de áudio supostamente produzida pelo líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, veio à tona ontem. Na gravação, apresentada pela rede de TV de Qatar Al Jazira, uma voz atribuída ao mentor do 11 de Setembro pede que os iraquianos boicotem as eleições de 30 de janeiro e obedeçam ao terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, a quem descreve como seu representante no Iraque.
"A Al Qaeda celebra o fato de ele [Zarqawi] unir suas forças às nossas. Trata-se de um grande avanço para unir os mujahidins, criar uma nação justa e destruir o país do mal", diz, referindo-se aos combatentes islâmicos e aos EUA. "O querido irmão mujahidin Abu Musab al Zarqawi é o príncipe da Al Qaeda no Iraque, e pedimos que nossa organização o ouça e siga suas boas ações."
A fita estava sendo analisada na tarde de ontem, e ainda não havia confirmação de que se tratasse da voz de Bin Laden. Seria a primeira vez que o líder da Al Qaeda menciona Zarqawi, acusado de planejar a maioria dos atentados no Iraque pós-Saddam Hussein.
Na gravação, a voz conclama os iraquianos a boicotarem o pleito patrocinado pelos EUA e diz que se eles aceitarem a votação serão vistos como infiéis.


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Carro-bomba contra líder xiita mata 15
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.