São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Croácia vota à esquerda em meio a esforço para integrar UE

DA ASSOCIATED PRESS

O Partido Social-Democrata da Croácia sagrou-se vencedor do primeiro turno da eleição presidencial do país, ontem, segundo dados oficiais. O candidato do partido esquerdista, o professor de direito e compositor Ivo Josipovic, ganhou estimados 32,4% dos votos, contra 14,8% do independente -e dissidente dos social-democratas- Milan Bandic, prefeito de Zagreb (a capital).
O segundo turno será em 10 de janeiro.
Ambos os candidatos são considerados pró-Ocidente e devem apoiar os esforços para a entrada da Croácia na União Europeia, possivelmente em 2011 ou 2012. O poder do presidente, limitado, é dividido com um gabinete e o Parlamento.
O partido governista, HDZ (conservador), estava em terceiro lugar, com 12% -refletindo a insatisfação popular com o crescente desemprego. O atual presidente reeleito, Stjepan Mesic, iniciou a guinada do país de alinhamento ao Ocidente e distanciamento do nacionalismo que marcou os anos 1990.
A Croácia, país de 4,5 milhões de habitantes e maioria católica, declarou a independência da antiga Iugoslávia em 1991, desencadeando uma reação da minoria sérvia -apoiada por Belgrado- e uma guerra de quatro anos.


Texto Anterior: Novos confrontos matam ao menos 5 no Irã
Próximo Texto: Bolívia: La Paz acusa governadores de danos ao Estado por consultas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.