São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Usuários terão acesso EUA lançam sistema de alerta de vírus na rede

DA REDAÇÃO

O Departamento da Segurança Interna dos EUA anunciou ontem a criação de um sistema de alerta via e-mail sobre potenciais ameaças on-line. O objetivo é informar tanto especialistas em informática como usuários comuns, aumentando a segurança durante a navegação na internet.
O mecanismo, chamado de Sistema Nacional de Alerta Cibernético, será administrado e coordenado por uma equipe do governo americano especializada em respostas emergenciais a ameaças on-line, conhecido como US-Cert.
Mas o sistema será baseado principalmente em informações de companhias de segurança na internet, segundo Amit Yoran, diretor da Divisão de Segurança Cibernética do Departamento da Segurança Interna.
"Parte do foco do sistema de alerta será consolidar as informações que chegam [das companhias de segurança]" e repassá-las para a população, disse. "Esse é um dos pontos da colaboração entre o público e o privado."
O alerta via e-mail é o primeiro sistema de coordenação para enfrentar as ameaças e as vulnerabilidades na internet.
Em encontro de segurança cibernética realizado nos EUA em dezembro, autoridades do governo se encontraram com especialistas em tecnologia da iniciativa privada para formular planos em algumas áreas, como maior segurança para usuários residenciais e de pequenas empresas, alertas de segurança e mais segurança no software.
O novo sistema de alerta coincidentemente foi lançado três dias depois de um novo vírus -o mydoom- começar a se propagar. Esse vírus é distribuído automaticamente por e-mail ou por trocas de arquivos musicais e infectou praticamente todos países conectados à rede.
Para possuir o sistema de alerta de e-mail do governo americano, os usuários precisam acessar o site do US-Cert. São oferecidas quatro categorias de alertas de e-mail. Dois deles são destinados a usuários comuns, e o restante aos técnicos em informática.
Os alertas técnicos consistirão em um boletim duas vezes por semana com as novas vulnerabilidades e descrições técnicas das novas ameaças. Já os alertas para as pessoas comuns dão dicas para os usuários enfrentarem possíveis incidentes causados por vírus.
De acordo com Yoran, responsável pelo projeto, o novo sistema de alerta ainda não está no seu formato final. "Será um processo interativo", afirmou.
Anteriormente, o governo americano divulgava alertas sobre ameaças de vírus na internet por meio do FBI (polícia federal). Porém o órgão era criticado pela lentidão na divulgação.
Companhias privadas já realizam o serviço de transmissão via e-mail de alertas sobre possíveis ameaças na internet.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Dean anuncia troca de chefe de campanha
Próximo Texto: Gripe do frango: Brasil poderá fiscalizar asiáticos que entrarem no país, diz ministro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.