São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRIPE DO FRANGO

Doença mata duas pessoas no Vietnã

Brasil poderá fiscalizar asiáticos que entrarem no país, diz ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, admitiu ontem a possibilidade de o Brasil passar a fiscalizar em portos e aeroportos o acesso de pessoas oriundas de países asiáticos a fim de evitar a entrada da gripe do frango no país. A doença matou ontem duas pessoas no Vietnã, elevando para dez o total de mortos na Ásia.
Segundo Rodrigues, a ação, já adotada em países sob risco, seria coordenada em conjunto com o Itamaraty. O Brasil não importa frango da Ásia.
"Estamos conversando com toda a cadeia produtiva sobre o que tem de ser feito como medida de precaução. São várias as ações possíveis, como, por exemplo, já se faz em alguns países, identificar pessoas que tiveram contato com meios rurais ou produtores de frango em países que estão com o problema", disse.
Para Rodrigues, o Brasil atualmente pode-se dizer "totalmente livre e isento" do vírus, que já atingiu cerca de dez países na Ásia. "A nossa posição geográfica já é uma vantagem", afirmou.
No início desta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) advertiu que a gripe do frango poderá matar "milhões de pessoas" caso o vírus sofra mutação e passe a ser transmitido entre pessoas. O contato com aves doentes, até agora, originou todos os casos.
Segundo a revista cientifica "New Scientist", especialistas em saúde suspeitam que a gripe do frango tenha começado na China no primeiro semestre de 2003.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Segurança: Usuários terão acesso EUA lançam sistema de alerta de vírus na rede
Próximo Texto: Disputa: Governadores podem impedir eleição no Irã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.