São Paulo, sábado, 29 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Reino Unido planejam retirar tropas, diz jornal

DA REDAÇÃO

Segundo reportagem publicada ontem no jornal britânico "The Guardian", os EUA e o Reino Unido estabeleceram nesta semana, de maneira privada, uma estratégia para a retirada de suas tropas do Iraque.
O plano seria baseado na duplicação do número de policiais locais em treinamento e no estabelecimento de unidades iraquianas que funcionariam como um meio-termo entre a polícia e o Exército.
O acordo teria sido fechado na última segunda entre o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, e o ministro da Defesa britânico, Geoff Hoon, baseado em recomendações do general da reserva Gary Luck, enviado ao Iraque pelo Pentágono para avaliar as falhas nas forças de segurança do país.
A força policial, mais agressiva, seria designada para substituir gradualmente os mais de 150 mil integrantes das tropas da coalizão e deve ser a peça-chave dos planos do Reino Unido e dos EUA de deixar o Iraque.
"Todo o trabalho do ministro de Defesa agora é em direção de uma estratégia de retirada, mas sem um calendário público", afirmou uma fonte militar britânica do jornal. Caso a preparação das forças de segurança iraquianas possa ser acelerada, o Reino Unido vê vários estágios para uma retirada gradual, afirmou a reportagem. As datas incluem 15 de agosto, quando a Constituição deverá ser apresentada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque sob tutela: Bush diz que retira forças se Iraque pedir
Próximo Texto: Confusão cerca contato por brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.