São Paulo, domingo, 29 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINQUENTENÁRIO

China lança feriado para celebrar domínio do Tibete


DA REDAÇÃO

A China marcou ontem os 50 anos de controle direto sobre o Tibete hasteando a bandeira chinesa na capital, Lhasa, e inaugurando um novo feriado político, em homenagem ao que chamou de "libertação dos escravos de um regime feudal brutal".
O chamado governo tibetano no exílio do Tibete disse em seu site que o novo feriado, batizado de "Dia de Libertação dos Servos", agrava os problemas na região e que seria um dia de sofrimento para tibetanos em todo o mundo. Centenas de tibetanos protestaram em Dharmsala, cidade no norte da Índia e sede do governo no exílio, e também em Katmandu, capital do Nepal.
Em 28 de março de 1959 Pequim reprimiu a revolta armada tibetana contra a ocupação chinesa. Autoridades tibetanas e o dalai-lama foram exilados, e a China passou a controlar diretamente o território. Há um ano, Pequim reprimiu com violência manifestações de tibetanos na região.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Jovens chineses rejeitam volta ao campo
Próximo Texto: Anti-islamismo: Neto de indira Gandhi é preso na Índia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.