São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TAIWAN

Presidente chinês encontra líder governista e defende conciliação

DA REDAÇÃO

O presidente chinês, Hu Jintao, recebeu ontem em Nanquim Wu Poh-hsiung, líder do Kuomintang, partido governista de Taiwan, numa calorosa reaproximação entre Pequim e a ilha que considera uma Província rebelde. Foi o primeiro encontro de um líder da China e com um alto representante taiwanês desde a revolução de 1949, quando um governo dissidente instalou-se na ilha.
Para Hu, que participou da reunião como secretário-geral do Partido Comunista, a China continental e a ilha têm agora "uma rara chance histórica" de conciliação. Após oito anos como oposição, o Kuomintang assumiu neste mês o governo, prometendo um cessar-fogo diplomático a Pequim.
Hu pediu a retomada dos fundamentos do "Consenso de 1992", acordo informal que legitima o princípio da unidade chinesa, e disse ser receptivo à proposta de lançar vôos diretos entre Taiwan e a China em julho.
Num encontro marcado por troca de amabilidades, Hu prometeu presentear a ilha com um casal de pandas e o presidente do Kuomintang aceitou o convite para assistir a abertura da Olimpíada de Pequim. Eles anunciaram que podem organizar um fórum entre o PCC e o Kuomintang na capital taiwanesa. O diálogo entre as legendas é vital para o desenvolvimento dos dois lados do canal taiwanês, disse Hu.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Irã: Rival de Ahmadinejad é eleito presidente do Parlamento
Próximo Texto: França: Governo quer o fim da semana de 35 horas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.