São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

Rival de Ahmadinejad é eleito presidente do Parlamento

DO "FINANCIAL TIMES"

O ex-negociador mais importante do Irã para questões nucleares foi eleito presidente do Parlamento, algo que deve frear o presidente Mahmoud Ahmadinejad em suas política doméstica e diplomacia internacional.
Ali Larijani, destituído por Ahmadinejad em 2007 por divergências sobre o programa nuclear iraniano, foi eleito por 232 votos a 31. Ele precisa ser confirmado pelo novo Parlamento, reunido na terça-feira pela primeira vez desde as eleições de março.
A última legislatura é vista como complacente com o governo, mas a nova deve ser mais hostil em relação a Ahmadinejad, enquanto as forças políticas do Irã se reagrupam de olho na eleição presidencial de 2009.
Para Mostafa Tajzadeh, ex-vice-ministro de Interior, a eleição de Larijani "cria uma pesada atmosfera contra o governo, cuja única escolha é se comportar mais".
Larijani, que não parece ter ambição de concorrer à Presidência, procura um papel-chave em reunir forças conservadoras diferentes em torno de um único candidato que desafie Ahmadinejad. Mohammad-Baqer Qalibaf, prefeito de Teerã, mostra-se o favorito dos conservadores moderados, caso de Larijani.
O presidente do Parlamento não é normalmente uma figura importante em política externa, mas Larijani -muito conhecido no exterior pela negociação do programa nuclear- pode exercer mais influência.


Texto Anterior: Após 239 anos, Nepal acaba com monarquia
Próximo Texto: Taiwan: Presidente chinês encontra líder governista e defende conciliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.