São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Procuradoria denuncia ministro de Uribe por compra de voto

DA REDAÇÃO

A Procuradoria Geral da Colômbia apresentou anteontem denúncia contra o ministro da Proteção Social, Diego Palacio, e quatro ex-integrantes do governo de Álvaro Uribe, por suposto envolvimento na compra do voto da senadora Yidis Medina, determinante para aprovar a emenda que permitiu a reeleição de Uribe.
Além de Palacio, foram acusados o ex-ministro do Interior Sabas Pretelt, o ex-vice-ministro do Interior Hernando Angarita, o ex-diretor do Departamento Administrativo de Segurança Jorge Noguera e o ex-superintendente de Tabelionato e Registro José Lafaurie.
A denúncia é mais um golpe da Justiça contra Uribe. Na véspera, a Corte Suprema recomendara ao Tribunal Constitucional que revisasse a validade da emenda da reeleição, justamente pela compra do voto de Medina.
Em reação, Uribe anunciou que convocaria um referendo para repetir a eleição de 2006, o que gerou temores de que ele esteja buscando um atalho para estender seu mandato, que expira em 2010, sem precisar de nova mudança constitucional.
Assessores não identificados de Uribe citados pelo jornal "El Tiempo", porém, disseram que o referendo só valeria para ratificar a permanência do presidente no cargo até 2010.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Paquistão: Exército ataca Taleban, e líder do grupo suspende diálogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.