São Paulo, domingo, 29 de junho de 2008

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Desinibidos, marqueteiros dos EUA já criaram até seu Oscar, os Pollie Awards

DE WASHINGTON

A profissão de publicitário de anúncios negativos é tão estabelecida e ligada às eleições presidenciais norte-americanas que há até mesmo um prêmio que os pares se entregam, os "Pollie Awards" -"Pollie" sendo contração de "Political", político em inglês, e "awards", prêmios. Da estrutura ao apelido, tentam emular o espírito do Oscar, com tapete vermelho e discursos de agradecimento.
O evento anual, que realizou sua 17ª edição em março em Santa Mônica, na Califórnia, é bancado pela Associação Americana de Consultores Políticos. A maneira com que tratam as atividades de seus profissionais e o cardápio de atividades que oferecem é tão direto e sem embaraços que flerta com o humor involuntário.
Entre as palestras dadas na última edição, por exemplo, estavam "Os dez mandamentos do comentarista político", por Robert Stern, presidente do californiano Centro de Estudos Governamentais. Entre eles, "Sempre responda às ligações telefônicas, ou os repórteres deixam de ligar para você", "Se estiver na TV, dê respostas curtas" e "Sinta se a resposta deve ser contra ou a favor".
Outra mesa-redonda trazia o título de "Calling Out the "Do Not Call List'" (telefonando para a lista do "não me ligue') -o governo dos EUA oferece tal serviço para assinantes de listas telefônicas que não querem que seu número faça parte das listagens usadas por políticos em época de eleição.
Mas o filé é reservado para a cerimônia de entrega. As categorias vão de "placa de jardim" ao equivalente local de "santinhos", passando por "melhor uso de aspecto negativo -categoria televisão".
Nessa última categoria, a menção honrosa foi a peça "Obrigado, diretores de sindicato", em que atores interpretam trabalhadores que fazem críticas disfarçadas de elogios. (SD)


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