São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Bush tenta reviver Guerra Fria, afirma Chávez em carta a Fidel

DA REDAÇÃO

Em carta a Fidel Castro, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que o mandatário norte-americano George W. Bush tenta reviver a Guerra Fria e tem os seus falcões "fora de si" porque a Rússia "pôs-se de pé". Segundo Chávez, estão sendo preparadas novas agressões a Cuba e Venezuela.
A carta do venezuelano, de quatro páginas, foi publicada ontem pelo jornal oficial cubano "Granma". O texto data do último sábado, 26 de julho, dia em que se completaram 55 anos da primeira ação armada do movimento que resultaria na revolução de 1959, na qual Castro tomou o poder na ilha.
A menção à Rússia e à Guerra Fria é referência à reação americana às especulações sobre a possível instalação de bases militares russas em Cuba e na Venezuela que circularam pela imprensa mundial na última semana, depois negadas.
O venezuelano ainda disse concordar com Fidel no artigo dirigido ao seu irmão e sucessor, Raúl, por ocasião da polêmica. "Estou completamente de acordo contigo: não temos que estar dando explicações nem prestando contas ao império."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Stiglitz dará consultoria a Lugo e apóia rever Itaipu
Próximo Texto: Europa: Itália confirma uso de militares contra o crime
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.