São Paulo, quarta-feira, 29 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Após retirada, EUA deverão passar jatos para o Iraque

Robert Gates vai a Bagdá e discute situação de tropas

DA REDAÇÃO

Armas, equipamentos e até jatos F-16 poderão ser deixados para o Exército do Iraque quando as tropas norte-americanas se retirarem do país em 2011. A negociação está em curso entre o premiê iraquiano, Nuri al Maliki, e o secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, que visitou ontem o país árabe.
Se for acertada a venda dos F-16, seria exigida a aprovação do Congresso dos EUA - mas há a chance de empréstimo.
O chefe do Pentágono foi ao Iraque começar preparações para a retirada de cerca de 80 mil soldados dos EUA entre março e agosto de 2010. Até 2011 todas as tropas norte-americanas deverão sair do Iraque -há hoje 130 mil soldados.
Gates evitou falar sobre uma possível extensão do prazo: "O que acontecerá depois de 2011 é um assunto que deve ser deixado para o fim de 2010 ou 2011".
O secretário se encontrou com Maliki e com o comandante das forças dos EUA no Iraque, o general Ray Odierno. Hoje, vai à região do Curdistão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Naufrágio mata ao menos 15 haitianos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.