São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catalunha proíbe touradas a partir de janeiro de 2012

Além de proteção animal, voto tem aspecto político de reforçar identidade de região autônoma espanhola

Proibição é aprovada por 68 votos contra 55; porém, tradicional corrida de touros nas ruas fica mantida


ROBERTO DIAS
EM BARCELONA

A tourada se tornou mais um elemento a diferenciar a Catalunha da Espanha, que a tem como um de seus símbolos mais conhecidos. Ontem, o Parlamento catalão baniu a tradição a partir de janeiro de 2012.
A decisão desencadeou nova onda de críticas à Catalunha em outras regiões espanholas, semanas após o conflito de sentimentos nacionalistas ter recrudescido com a derrubada do Estatuto catalão e a vitória da Espanha na Copa.
"Buscar a diferença à custa da liberdade é inaceitável", disse o líder da oposição do país, Mariano Rajoy.
Num indicativo de como a questão dos touros atravessa as fronteiras políticas, o presidente da Generalitat (o Executivo catalão), José Montilla, socialista assim como o governo espanhol, defendeu a mesma posição que Rajoy: votou contra o banimento.
Acabou derrotado pelos votos da CiU, o maior partido do Parlamento, de tendência nacionalista. Ao fim da sessão, Montilla se apressou em pedir que não se considerasse a decisão como mais um ponto de confronto entre a Espanha e a Catalunha.
O veto foi aprovado com 68 votos a favor e 55 contra. O placar remete à divisão que existe na opinião pública da região, já que uma pesquisa feita neste ano indicou leve vantagem do grupo antitouradas (43% a 36%).
Mas os que viam hipocrisia ou objetivo político no veto apontavam para o fato de não terem sido banidos os "correbous", uma tradição local. Nela, o touro é solto na rua e desafiado por pessoas, e não por toureiros, e não é necessariamente morto ao final. A decisão de não incluí-los no projeto se deveu ao fato de que afetaria tradição de povoados do interior catalão.
As touradas eram um alvo mais fácil. Vinham em decadência na Catalunha. Existe uma única arena em funcionamento na região, a Monumental de Barcelona, que frequentemente só não fica às moscas nas touradas dominicais graças aos turistas.
Mais rica das 17 Comunidades Autônomas espanholas, a Catalunha se tornou a primeira parte da Espanha continental a adotar tal medida. Os defensores das touradas falam em questionar a decisão no Tribunal Constitucional, o mais importante da Espanha.


Texto Anterior: Guerra do Afeganistão: Site que vazou registros ignora fontes, diz editor
Próximo Texto: Israel veta entrada de chanceler Celso Amorim na faixa de Gaza
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.