UOL


São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"RECALL" NA CALIFÓRNIA

Maioria quer a saída de Gray Davis

A dez dias da nova votação, Schwarzenegger lidera pesquisa

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

Se o "recall" para governador da Califórnia fosse hoje, o atual governador do Estado, o democrata Gray Davis, perderia o cargo e o seu substituto seria o candidato republicano Arnold Schwarzenegger, segundo pesquisa do Instituto Gallup divulgada pela rede CNN e pelo jornal "USA Today".
O levantamento mostra que 63% dos eleitores californianos desejam a saída de Davis e 35% gostariam que ele permanecesse no cargo. Há duas semanas, pesquisa do jornal "Los Angeles Times" indicava empate técnico entre os eleitores contrários e os favoráveis à permanência de Davis.
Pelas regras do "recall", que acontece dia 7 de outubro, após decidirem se querem ou não manter o governador no cargo, os eleitores devem escolher um dos 135 candidatos ao posto.
A nova pesquisa dá a Schwarzenegger 40% das intenções de voto. Em segundo, aparece o vice-governador da Califórnia, o democrata Cruz Bustamante, com 25%. Outro republicano, o senador Tom McClintock, é o terceiro colocado, com 18%. O levantamento ouviu 787 pessoas entre a última quinta-feira e sábado. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.
Para alguns analistas, o resultado reflete a reação positiva dos californianos ao desempenho de Schwarzenegger em debate entre os principais candidatos realizado na última quarta, no qual o ator acusou Davis e Bustamante de levarem o Estado a acumular o gigantesco déficit de US$ 38 bilhões.

Texto Anterior: Powell promete nova resolução para amanhã
Próximo Texto: Colômbia: Moto-bomba explode, mata 11 e fere 40
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.