UOL


São Paulo, quarta-feira, 29 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula é o presidente com maior aprovação

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a maior taxa de aprovação (34%) entre os governantes dos seis países latino-americanos pesquisados pelo Zogby International, enquanto Alejandro Toledo, do Peru, ficou em último lugar, com apenas 1%.
Lula encabeça as respostas não apenas no Brasil (58% de aprovação nas elites) mas também no México (55%). Nos demais países ele chega em segundo lugar. Na Venezuela (18%) e na Colômbia (28%), fica atrás do colombiano Álvaro Uribe. Na Argentina (21%) e no Chile (10%), atrás do chileno Ricardo Lagos.
No conjunto dos seis países pesquisados o presidente brasileiro foi o mais apontado (60%) por bom desempenho para a construção da democracia, enquanto o chileno Lagos (57%) ficou na segunda posição.
Outro dado interessante: depois do México, o Brasil é o país no qual a elite mais acredita que os Estados Unidos venham a ser os grandes beneficiados pela Alca.
O historiador Luiz Felipe Alencastro, da Universidade de Paris, disse à Folha que essa desconfiança tem raízes na globalização e foi reforçada quando as elites perceberam que a globalização estava nas causas que provocaram a quebra da Argentina. (JBN)

Texto Anterior: EUA se isolam, afirma pesquisador
Próximo Texto: Panorâmica - América do Sul: Mercosul prepara plano para ajudar Bolívia
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.