São Paulo, quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERIFERIA EM CHAMAS

Sarkozy pede rigor contra quem atirou em policiais

DA REDAÇÃO

As agitações nos subúrbios parisienses estavam ontem aparentemente sob controle, com apenas o incêndio de latas de lixo e a interpelação, até às 22h, de três adolescentes. A região está desde terça tomada por 1.100 policiais, diante do temor do governo de explosões semelhantes às de 2005, em que 20 mil automóveis e 300 edifícios públicos foram danificados.
O presidente Nicolas Sarkozy advertiu que "serão julgados com firmeza" os responsáveis por alvejarem policiais. "Isso tem nome, é tentativa de assassinato", afirmou pela manhã, pouco depois de desembarcar de sua viagem à China e de visitar num hospital de Eaubonne, ao norte de Paris, um policial baleado.
Desde domingo à noite 120 agentes foram feridos, seis deles com gravidade, e 39 pessoas foram presas. Tudo começou quando uma viatura de polícia atropelou e matou dois adolescentes que circulavam de moto no subúrbio de Villiers-le-Bel, 20 km ao norte da capital.
Sarkozy recebeu os pais dos adolescentes e prometeu investigar o caso.


Texto Anterior: Saiba mais: Tensão se iguala à da crise de 2004
Próximo Texto: Questão palestina: General da Otan fiscalizará processo de paz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.