São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Advogado pede que Saddam não seja entregue a iraquianos

DA REDAÇÃO

O advogado de defesa de Saddam Hussein fez um apelo à comunidade internacional para que impeça que o ex-ditador seja entregue pelos EUA às autoridades iraquianas para sua execução.
"Insto todas as organizações internacionais, o secretário-geral da ONU, a Liga Árabe e os líderes mundiais a intervir urgentemente junto à administração americana para impedir o presidente de ser entregue às autoridades iraquianas", disse o advogado Khalil al Dulaimi. "Saddam é um prisioneiro de guerra e, de acordo com a lei internacional, não deve ser entregue a seus inimigos."
"Se o governo americano insistir em entregar o presidente aos iraquianos, estará cometendo um grave erro estratégico que levaria à escalada da violência no Iraque e à erupção de uma guerra civil destrutiva", acrescentou.
Uma corte de apelações iraquiana ratificou na terça-feira a pena de morte por enforcamento ditada contra o ex-ditador pela morte de 148 xiitas em Dujail, no norte do Iraque, em 1982.
A corte disse que a execução deveria ocorrer dentro de 30 dias. Enquanto isso, Saddam deve permanecer detido em uma prisão militar americana.
Mas a data é objeto de controvérsia. O jornal árabe internacional "Al Hayat" publicou que o ex-ditador será executado "dentro de poucos dias" na Zona Verde, em Bagdá, citando fontes do governo. Já o vice-ministro da Justiça afirmou que a morte será "após o lapso de 30 dias".
Ontem, o cardeal Renato Martino, chefe do departamento de Justiça e de Paz do Vaticano, disse ao diário "La Repubblica" que executar Saddam será pagar "um crime com outro crime". Ele disse ainda que a pena de morte vai contra os ensinamentos da Igreja Católica.
O presidente George W. Bush se reuniu ontem com assessores no Texas para para discutir sua nova estratégia no Iraque. Ele disse estar fazendo um bom progresso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Opinião: Negociação abrangente é única solução
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel diz enviar armas ao Fatah pelo Egito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.