São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

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Caos nos EUA deve durar até o Ano Novo

País teve cerca de 7.000 voos cancelados desde domingo devido a nevasca e luta para regularizar tráfego aéreo

No maior aeroporto de Nova York, o JFK, o lixo se acumulava e faltava papel higiênico nos banheiros femininos

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK


Os aeroportos de Nova York e da Costa Leste dos EUA já voltaram a funcionar, mas, com tantos voos atrasados após ficarem quase dois dias sem operar, a situação deve continuar caótica ao menos até o Ano Novo.
Mais de 4.500 voos foram cancelados na região (e 7.000 em todo o país) desde o início da neve, no domingo. Apesar da promessa dos aeroportos de operar mais rápido que o normal, eles funcionaram ontem com capacidade reduzida (devido à neve), e a demanda é muito grande.
A situação é agravada pelo fato de os aviões andarem mais lotados que a média pelas festas de fim de ano.
Mesmo que os primeiros aviões tenham começado a decolar de Nova York na noite de anteontem, a situação ontem para quem ainda esperava voo não parecia muito diferente das horas em que a sexta pior nevasca da história da cidade impedia o funcionamento dos aeroportos.
Em Boston e na Filadélfia, a situação não era diferente, com os aeroportos tentando compensar o tempo perdido.
No JFK, o principal aeroporto de Nova York, as pessoas continuavam deitadas no chão, tentando descansar das longas horas de espera. Havia muito lixo pela parte da manhã, e banheiros femininos não contavam mais com papel higiênico.
A médica Rosangela Freire e sua filha, a estudante de medicina Heloisa Marconato, de Echaporã (SP), estão no JFK desde as 5h30 de anteontem, esperando para voltar para São Paulo.
A promessa da Copa Airlines era a de que elas e os demais passageiros sairiam às 4h30 de ontem. Mas, após quatro cancelamentos, às 10h, foram avisadas de que teriam de passar mais 24 horas no aeroporto, sem ajuda de custo e sem informações da empresa aérea.
Mas não era só quem pretendia sair de Nova York que sofria com os transtornos. Houve ao menos quatro casos de aviões que pousaram no JFK e cujos passageiros não puderam desembarcar por pelo menos cinco horas.
No pior dos casos, passageiros da Cathay Pacific vindos de Vancouver (Canadá) esperaram mais de 11 horas para desembarcar. Problemas semelhantes ocorreram com voos da British Airways e da Aeroméxico.
A explicação oficial é que as companhias pousaram no aeroporto sem checar com os terminais se havia espaço para as aeronaves.

RÚSSIA
O clima também tem atrapalhado a situação dos turistas em Moscou.
Segundo a Associação Russa de Turismo, cerca de 20 mil passageiros tiveram seus voos atrasados nos últimos três dias, devido à chuva congelante e aos blecautes, que têm prejudicado o funcionamento dos aeroportos.
A situação -com passageiros reclamando de falta de informação, de escassez de alimentos e de perda de bagagem- levou promotores a investigarem o caso.

Com agências de notícias


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