São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Biografia de ex-mulher de Mandela estreia como ópera

DE SÃO PAULO

A biografia da ex-mulher de Nelson Mandela, Winnie Madikizela-Mandela, símbolo da luta sul-africana contra o apartheid, estreia em abril de 2011 como peça de ópera, informou ontem o jornal "The Independent".
Segundo o diário britânico, "Winnie: The Opera" narra a passagem da ex-mulher do ex-presidente da África do Sul de heroína antiapartheid a sua batalha nos tribunais.
A história de Winnie começa em 1964, quando seu marido e outros ativistas foram sentenciados à prisão perpétua. Sozinha, com duas crianças pequenas e perseguida pelo governo, ela foi torturada em uma prisão e, mesmo assim, tornou-se uma líder pró-democracia.
A polêmica em torno de Winnie envolve uma condenação a pena de seis anos de prisão, depois transformada em multa, pelo suposto sequestro de um ativista de 14 anos, mais tarde morto pelos seus seguranças.
Um juiz suspendeu outra sentença, de 2003, por roubo e fraudes em empréstimos intermediados pela Liga das Mulheres no Congresso Nacional Africano (CNA).
Winnie se divorciou em 1992 de Mandela, após um suposto caso de infidelidade.
"Os altos e baixos de sua vida são tão grandes para uma história dramática normal", disse o produtor do espetáculo, Warren Wilensky, ao jornal "The Guardian".
A ópera começa com os esforços de Winnie em se defender das acusações em uma comissão criada para investigar violações de direitos humanos entre 1960 e 1994.


Texto Anterior: França amplia seu serviço secreto externo
Próximo Texto: Costa do Marfim: Grupo ataca tropas da ONU e fere soldado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.