São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No vale do Rift, disputa por terras alimenta violência

DA REDAÇÃO

O grande vale fértil que atravessa o centro do território do Quênia, conhecido como vale do Rift, se tornou um dos principais focos de violência e de acertos de contas étnicos desde o anúncio do resultado da eleição presidencial de dezembro de 2007. Foi lá, em 31 de dezembro, que pelo menos 35 pessoas refugiadas em uma igreja e pertencentes à etnia kikuyu foram queimadas vivas.
Na eleição, enquanto os membros da etnia kikuyu apoiavam um dos seus, o presidente Kibaki -que se declarou vitorioso depois de um pleito com fortes indícios de fraudes-, os kalenjins, outro grupo étnico, votaram majoritariamente no candidato rival, Raila Odinga.
O vale do Rift é a região mais fértil e mais populosa do Quênia. No campo, os kikuyus são vítimas de ataques promovidos por membros do grupo kalenjin e se vêem forçados a fugir de suas aldeias.
Pilhagens e incêndios sistemáticos devastaram cidades como Mau Summit, que foi praticamente apagada do mapa. A violência é alimentada igualmente por antigas disputas de terra. Antes da independência, os kikuyus se instalaram no vale do Rift depois de serem expulsos de suas terras por colonos britânicos.
A violência no vale, grande produtor de laticínios, agravou o desabastecimento no país.

Turismo
O turismo também foi atingido. Nesta época do ano, hotéis estariam lotados em todo o país. A morte de dois turistas alemães na costa agravou a situação. Agentes de viagens europeus pensam em estender até abril o cancelamento de pacotes.
A meta inicial de crescimento econômico, previsto em 8% neste ano, dificilmente será atingida. Segundo especialistas europeus, não deverá passar de 4,1%. Desde 2002, a economia queniana estava em crescimento, e chegou a atingir 7% no ano passado.


Com "Le Monde" e Ana Flor, colaboração para a Folha, de Maputo


Texto Anterior: Morte de opositor eleva violência no Quênia
Próximo Texto: China: Dissidentes vêem "campanha de limpeza" pré-Olimpíadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.