São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitchell pede reabertura de fronteiras

DA REDAÇÃO

O enviado do governo Obama para o Oriente Médio, George Mitchell, reuniu-se ontem com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, na Cisjordânia. Após o encontro, defendeu a reabertura das fronteiras entre Gaza e Israel como condição para que o contrabando pelo lado egípcio seja contido.
O enviado americano defendeu que o controle da divisa egípcia seja feita pela ANP, com a presença de monitores europeus. A repressão ao tráfico de armas por túneis é uma exigência de Israel para preservar o frágil cessar-fogo iniciada no dia 18.
Na véspera, Mitchell ouviu do premiê israelense, Ehud Olmert, que a reabertura das passagens está condicionada à libertação do cabo Gilad Shalit, sequestrado em 2006 pelo Hamas. O grupo islâmico pretende trocá-lo por palestinos detidos em Israel.
Segundo o jornal israelense "Yediot Ahronot", Olmert disse a Mitchell ser favorável à retirada de até 60 mil colonos israelenses da Cisjordânia (há no total mais de 400 mil). O premiê propôs compensar um futuro Estado palestino com terras no sul de Israel, em troca da anexação de partes da Cisjordânia perto de Jerusalém.

Hamas e Obama
O premiê do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, deu entrevista à TV Al Jazeera na qual se disse "esperançoso" de que o novo governo dos EUA reveja a política para o Oriente Médio. "Não é do interesse da América permanecer em conflito com o mundo árabe e muçulmano."
O aceno foi reiterado por outro líder do grupo islâmico em Gaza, Ghazi Hamad: "Queremos fazer parte da comunidade internacional". Mas há dúvidas sobre a unidade do Hamas, cuja liderança é disputada por moderados e linhas-duras.
Do lado israelense, o ex-premiê direitista Binyamin Netanyahu, favorito a retomar o posto nas eleições gerais do próximo dia 10, disse que "o novo governo deverá terminar a remoção da base de terror do Irã" em Gaza.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Juiz espanhol abre inquérito contra líderes israelenses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.